domingo, 29 de junho de 2008

Vestido de noiva preto

Sempre gostei de olhar fotos antigas de parentes, já que convivi muito pouco com os meus. Não tenho referencias dos meus antepassados, meus avós maternos foram os únicos que conheci. Minha Großmutter (avó) não falava a língua portuguesa e meu Großvater (avô) falava em português, mas com dificuldades.

Em algumas fotos de casamentos, as noivas trajavam vestidos pretos. Pedindo a minha mãe o porquê, ela respondeu (como sempre) com uma longa explicação: Naquele tempo se casava de preto.

Muito bem, resolvi descobrir se alguém sabia. Todavia, a todos que pedi diziam desconhecer o porquê que antigamente se casava de preto. Resolvi pesquisar e encontrei algumas explicações. Até o fato de que no período medieval o senhor feudal fazia uso da prima notte, ou seja, ele teria direito à primeira noite da mulher do seu servo. Por isso como forma de manifesto, a noiva se casava de preto.

Mas a explicação que acredito ser a verdadeira, é que as noivas passaram a se casar de preto por motivos econômicos, uma vez que o vestido dessa cor teria muito mais utilidade que o branco. Poderia ser usado mais vezes e também pelo fato do vestido branco encardir ficando feio, visto que na época não existia calçamento ou asfalto e muito menos o tal sabão em pó e alvejante.

Somos descendentes, a maioria aqui do sul de alemães e italianos, etnias que predominam. E a maioria que aqui aportaram, ou quase todos, aventureiros em busca de uma vida nova, a realeza e os brasões não fazem parte de nossas famílias. Ainda, além de aventureiros alguns fugitivos, que chegando ao Brasil mudaram seus nomes, o que dificulta muito descobrir a descendência e buscar as raízes...


Aos visitantes desse espaço, beijos!




Foto do casamento, de uma tia e madrinha de minha mãe.



9 comentários:

Anônimo disse...

Eu adoro fotos de família!
E estas em p&b são minhas preferidas!
Como boa descendente de italianos que sou...amo festas e todas as comemorações em família!
Tudo é registrado,documentado...como se o passado fosse fugir em segundos...
Saboreio cada assunto...cada tema dos antepassados...e este dos vestidos de noivas era novo pra mim...
Admiro este povo que,independente dos motivos,deixou sua pátria e veio aqui fincar raízes...desbravar matas,colher frutos de seu trabalho...
Um povo aventureiro,corajoso...que deixou de legado o amor por nossas raízes,a paixão pela tradição...
Tenho verdadeiro orgulho de minhas raízes...em minhas veias correm sangue de homens de bravura ímpar!Que colonizaram terras...mas,antes de tudo,colonizaram corações...semearam a união de povos...plantaram o espírito de patriotismo...amaram um país que lhes acolheu...e educaram seus filhos com este mesmo orgulho e patriotismo...
.
Somos a união de vários povos...num único coração!
Somos uma mistura que deu certo!...rs
.
Beijos,prima alemã...de sua amiga e vizinha italiana..rs
.
Tutto le buone persone!..rs
.

O Profeta disse...

Recordar...reviver...tempos...


Doce beijo

Anônimo disse...

(brincadeirinha)
é que o preto deixa mais magra....hehehehe....Mas muito interessante, eu tbém não sabia.
beijos menina linda que te gosta muito.

Anônimo disse...

ahhh....
esqueci de contar que o sapato da minha mãe (no casamento), era preto e branco.
beijossssssssssssssss

Anne disse...

Tomara mesmo que a segunda explicação seja a verdadeira, a primeira não é nada humana e mto menos romântica...

Adorei essa foto, acho lindas as fotos antigas e tb gosto de imaginar como eram as coisas e as pessoas.

Acho as cores claras mais bonitas para as noivas, já que associamos muito o preto com o luto, com as perdas. Adorei esse texto, vc escreve cada vez melhor!

Aliás, obrigada pela sua amizade e pelo seu apoio, sempre...vc sabe o quanto é importante na minha vida! Amo vc, incondicionalmente!

Beijos

RENATA CORDEIRO disse...

Também adoro essas fotos, Tenho a foto do casamento da minha avó com o meu avô. Ela tinha 13 anos e ele, 40! Obrigada por me desejar as melhoras, mas aquimio é um horror.
Fiz um post para o nosso vampiro o "Ravnos", que tanto me pediu, sobre Cidadão Kane. Apareça por lá:
wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
não há ponto depois de www
Um beijo,

Gata de Rua disse...

Nosssssssssa....Estou fazendo um painel dessas fotos antigas, que melhor lugar para guardá-las, que não seja na parede do corredor...Fantasmas queridos!!! Quanto ao vestido preto,até onde sei, o preto é um tecido que podia ser encontrado em seda, enquanto o branco era algodão, muitas vezes de sacos de arroz e açúcar, que os caixeiros viajantes traziam...e muitas vezes esse era o unico vestido que elas tinham durante toda vida...servia também como vestido fúnebre...ôôô vida difícil.
bjo
carinho
Filó

Lu disse...

É Milly e que mistura linda!!!rss
Minha vizinha italiana, é sempre uma legria ler seus comentários!
Volte sempre!
Beijos, muiiiiitos!

Lu disse...

Betina!
Ainda vamos olhar todas as fotos, prometo!
Obrigada pela visita, volte sempre!
Beijos, muiiitossss!!!