
Mas, pensando nas pessoas que não conseguem dar um passo, incapacitados de andar, elas não são livres? Ora, pois, pensando por outro prisma a liberdade pode e é muito mais que andar e se deslocar fisicamente para um determinado lugar. O astrofísico britânico, Stephen Hawking reconhecido pelos seus estudos sobre os buracos negros no Universo e a gravidade quântica, é um exemplo bem claro. Preso a uma cadeira de roda por causa da doença degenerativa de Charcot, diagnosticada quando ele tinha 22 anos, que além da perda dos movimentos, também acarretou a perda da fala. Viajando pelo mundo todo, dando palestras e participando de conferências cientificas, ele se comunica através de um controle manual, que seleciona palavras na tela de um computador, que possui um sintetizador que as converte em som.
Poderíamos então dizer que a liberdade está além de limites do ir e vir. Não somente num código, ou num conceito, mas sim no desejo de transpor limites, tanto externos, quanto internos. Está nas escolhas, que fazemos ao longo de nossa vida, religiosas, políticas e muitas outras... Pois muitas tolhem o livre pensar e o livre arbítrio e atrelados a dogmas, cartilhas, bandeiras, estatutos, muitos seguem a sua caminhada frustrados, outros arrependidos sabendo que o tempo não pode voltar... . E, muitas vezes as barreiras são criadas pelo próprio ser e atrás de sua muralha, muitos lamentam seu infortúnio...
Não vejo alegria maior que a liberdade do pensamento, a capacidade de criar, de sonhar, na compreensão do conhecimento com uso de sabedoria. Em mentes que se libertam de preconceito, que conseguem transpor limites auto-impostos.
Ao ouvir uma bela canção de olhos fechados “viajar”, subir montanhas, vislumbrar paisagens, sentir o vento, no permitir-se, no ousar, no deixar levar-se pela emoção... E até onde somos ou livres ou não, lembrei de uma frase de uma canção que diz: “A liberdade só será verdade se tu quiser...”
“Embora não podemos esquecer que em alguns países, muitos sofrem sem direitos e escolhas...”
A todos que visitam esse espaço, beijos!
Imagem: getty images