sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Fatos e relatos...

A casa ao lado esquerdo da minha, foi vendida alguns anos para uma solteirona. Professora da Universidade, fazia doutorado de línguas ocultas e das letras apagadas. Descendente de alemães e de um município vizinho. Grande figura! Implicante que só, mas boa gente. A cada poucos dias escutava: Vizinhaaaaaaaaaaaaaa! Lá ia eu ver o que ela queria. Então ela começava a falar: Vizinha a sua trepadeira invadiu o meu muro. E lá eu já dizia, usando a política da boa vizinhança e jogo de cintura: Pode deixar, falarei pros meninos cortar nesse fim de semana.

Mais uns dias escutava : Vizinhaaaaaaaaaaaaaa...Céus, pensava que planta cresceu tão rápido quanto na história “ João pé de feijão”???????? E assim era, cada poucos dias uma reclamação. Pensei em usar uma estratégia diferente, e falei: Vizinha, também gostaria de lhe fazer um pedido; os galhos de sua árvore estão em cima do meu telhado e as folhas tem caído entupido constantemente as calhas, nas chuvas tem alagado minha casa. O seu jardineiro, ao fazer as podas deixa meu pátio com todos os galhos das plantas. Ela disse que tomaria providências, e tomou mesmo. Pensei, agora ela sossega.


Passado um tempo escuto: Vizinhaaaaaaaaaaaaa...Ai jesus, pensei que será agora? Abri a porta dos fundos, e vi só seus olhos arregalados; pois o muro é alto. Apavorada ela disse: Tem um sapo em cima da minha geladeiraaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Chamei meu filho e disse: Vai lá tirar um monstro de cima da geladeira da vizinha, ( também não sou simpatizante do tal bichinho).

Ela tem vários cachorros, lembro somente o nome de um, o “ Max”. Lá estava eu trabalhando num belo dia ensolarado no meu jardim. Meu filho me ajudava na tarefa, e lá pelas tantas, ouvimos uma voz fina cortando o silêncio, dizendo pro seu fofo cachorrinho: Mákíííísssssssssssssssss...Tu só pensa em sujar, né? limpar que é bom nada!!!! Tivemos uma crise de riso. Lembro-me que ri até doer as costelas enquanto as lágrimas escorriam pelo rosto. Nem nos atrevemos erguer a cabeça e sair do canto do muro. Quando um parava de rir, olhava para outro e explodia em gargalhadas.


Bem, eu sempre preferi trabalhar no meu jardim em silêncio, além de me fazer bem, posso ouvir o canto dos pássaros. Ao contrário de meus filhos que ao cortar a grama, ou fazer uma poda escutam música com som alto, ( desde música clássica, cavalgada das valquírias a folk, New age, variações de rock, MPB e por aí vai).

Lembro-me que um dia, meu filho mais velho chegou em casa e disse: “Mãe, a vizinha é minha professora agora. E adivinha o que ela falou na primeira aula?” Então ele contou que ela tinha dito na sala de aula ter uns vizinhos meio doidos, que escutam umas músicas estranhas... Gargalhamos muito, e um dia dizia para outro: Imagina, claro que nem somos nós! E mais gargalhadas...


Um dia desses enquanto fazia a gruta, escutei a despedida do seu namorado: Smacksss, ( efeito de um beijo estalado) e bzzzz, bzzz, bzzzzzz ( algo dito baixinho), E ela dando um risinho, hihihihi.... Mais um smacksss, mais bzz, bzzz, bzzz e hihihi...

Todavia, não se foi o fato do meu filho mais novo ter se tornado seu heroi, salvado ela do “ terrível monstro”; fato que ela sempre que o encontra na Universidade comenta, ou por estar namorando. Mas ela finalmente sossegou. Nem tem se dado conta, que algumas plantas por vezes atrevidas, espalham seus galhos alguns centímetros no seu terreno.


Um ótimo final de semana para todos!
Beijos!


Imagem: Getty Images

23 comentários:

Jefinho disse...

Não sei se vivemos em um mundo paralelo, que ao entrar em casa nos transportamos para outra dimensão ou o que?... Porque as vezes penso que esses nossos vizinhos não são normais, vou te contar hein... tem cada um! A vizinha do papagaio é “louca de pedra”, a vizinha dos 3 cachorros é uma “peça”, o vizinho que acorda uivando com os cachorros em cima da cama e ainda tem a vizinha da frente... essa sim dava um livro.
Beijos mãe!

Dil Santos disse...

Lu querida, como está?
As vezes alguns vizinho são um porre, ninguém merece.
Mas que bom que pelo menos se deram um tempo no vizinhaaaaaaaaaaa, kkkkk
Eu adoro música e ñ sou fã do silêncio.
Nunca gostei muito, acho que poder ter crescido numa casa com 18 pessoas, daí já viu, o silêncio ñ era algo constante por aqui, kkkkkkkkkk

Bjo
:)

Anne disse...

HAsuhAUShUAHSAS, tu só tem vizinho figuraça, heim??? Um PELHOR q o outro =P. Se eu tivesse aí na hora do "limpar q é bom nada" eu ia rir alto, tadinha, ia passar vergonha (ela, nao eu). Ainda bem q moro mais aqui longinho, senao eu ia ser mais uma das figuras impagáveis da região.

Sempre lembro da musica do papagaio aí da frente....hahahahahaha, bom demais!!!

E o Jimmy, ainda vive? =P Tenho q ir aí e fiscalizar o jardim!

Saudade de ti, mta, mta, mta.
Bjos, amooooo vc.

Quasímodo disse...

Bah...

Também tive uma visinha solteirona, mas ao contrário da sua, quando arrumou um namorado, aí sim, fazia barulho. Mas nunca foi implicante comigo. Só incomodava para trocar o gáz ou desentupir a pia.
Depois me mudei. O namorado deve desentupir a pia agora.

Um grande abraço, amiga. Ótimo domingo.

Anônimo disse...

Oi Lu,

Meu nome é Ivan, mas pode me chamar de macaco. Venho pulando assim de galho em galho, de blog em blog, até encontrar alguma árvore com essas frutinhas silvestres que nao dá pra dispensar.

Bem, comi um monte aqui na tua árvore, e vou te dizer: Que frutinha gostosa, hein?! Deve ser porque aqui tem o mesmo ingrediente que aparentemente sossegou a vizinha do lado, ou seja, uma pitadinha de amor.

Um bom domingo.

Ivan.

Me permita disse...

Oi, Lu! Gostoso o teu espaço e as tuas crônicas da vida... Realmente, algumas pessoas idosas são muito engraçadas... A mãe de um amigo está meio caduca, e vive chamando a nora de "maria mijona"! rs Acredita que esses dias ela estava servindo café para a atriz da novela das oito que ela estava assistindo na tv?! rsrs
Abraço!

Dil Santos disse...

Pelo menos vc como mãe tenta não cometer esses erros e tem a noção que num determinado ponto das vidas deles, eles terão que fazer suas escolhas, pensando no bem de cada um.
É difícil para uma mãe cortar o cordão umbilical, mas é necessário, rsrs.
Então menina, cresci com 18 pessoas aqui em casa, atualmente estamos em 15, rsrsrs. Mas o silêncio é coisa rara aqui em casa, se tem mesmo entre 1:00 e 6:30, kkkkkkkkkkkk

Bjo Lu, ótimo Domingo
:)

Dil Santos disse...

Ah, eu estou bem, na medida.
Já estou de férias, mas infelizmente não deu pra viajar, estou com um problema renal, então estou aproveitando e fazendo exames e tal.
Bjo de novo, rsrs

Lu disse...

Jefinho, mas a gente se diverte!
Por conta disso, quantas gargalhadas, né mesmo?

Beijo!

%%%%%%%=====%%%%%%%%%======%%%%%%%%

Anneeee...rss
Tens que vir passar as tardes de domingo aká. Hoje rimos muito, com as figuraças dos vizinhos.

Jimmy? vivaço! Forte que só! kkkkkkkkkkkk

Jardim está ficando mui lindo. Num é que um casal de tico-tico, fez ninho na casinha que coloquei...precisa ver que coisa mais amor. rss

Apareça!
Beijo, menina que muito admiro, que amo um tantão assim ó....


%%%%%%%========%%%%%%=======%%%%%%%

Quasimódi, sabes que trocar botijão de gás, também não é meu forte? Ainda bem que o moço que entrega, já troca.Assim, não careço de arrumar namorado, nem chamar o vizinho...rsss
Outro abraço! Obrigada, uma ótima semana.

Lu disse...

Oi Ivan!
Acontece isso mesmo. Vamos pulando de blog em blog. Legal isso.
Deixa-me feliz, novos visitantes, e saber que gostaram do conteúdo dos textos.Obrigada, e uma ótima semana para você!

Volte sempre!

P.S.:Imagine, que vou chamar de macaco, tão simpático visitante!rss

%%%%%%=======%%%%%%%%======%%%%%%%%


Me permita- Obrigada, por gostar deste espaço! Vou mesclando assuntos. Poesias em prosa, é o que escrevo na maioria das vezes.
Mas, acho interessante assuntos que contenham pitadas de humor, e que falam de coisas simples, intercalados com outros mais sérios.

Vixi maria... Que cena, hein? Imagina servir café para a atriz que está na televisão...kkkkkkk

Outro abraço!


%%%%%%%%======%%%%%%%======%%%%%%%

Dil!
A gente tenta não cometer erros, na educação dos filhos. Mas vai saber...rss

Obrigada, e uma ótima semana!
Beijo, menino querido.

P.S.: Uix, sério? Melhoras pra você. Cuide-se!

Amanda disse...

Lucicaaaa.....

primeira reação: kkkkkkkkkkkkkkk
Bom...eu sempre tive vizinhos estranhos...mas cada um a seu modo, me divertiam, cada um com a sua doidisse...vendo por esse lado, fiquei agora me perguntando, se alguns deles não me achavam esquisita também...e as chances são grandes...kkkkkk

BJos!!!!!!!

Be disse...

não...................
aquela assim......minha voz continua a mesma, mas mesmo cabelos..................
beijos amada

Anônimo disse...

akakakakakaak...

Muito obrigada pela força,
Você tbm é reikiana?


Beijos da Jenny

Milly disse...

Hum...ela sossegou?
E tu não sabes o motivo?
Tá,deixo quieto...ah,não deixo não!
Mulher de Deus,ela sossegou pq tem com quem se ocupar...tá namorando,não tá?
Dizem as más linguas que qdo a gente se "enamora"ou arrastamos asas por um tipo qq,ficamos cegas,surdas e mudas...(bem,nem todas ficam,algumas falam pelos cotovelos contando os causos..hehehe).
Deve ter acontecido isto com a tresloucada.
Um grande amor nos leva aos céus e nos tira o chão...esquecemos até de implicar com os vizinhos...tudo fica tão lindo,tão meigo...rs
O Max dela devia fazer par com a Bibiana(vulgarmente chamada de Bibi),uma "cã" de nacionalidade duvidosa(veio da argentina),que um amigo deixou aqui em casa.
Ele viajou por uma semana e pediu pra cuidarmos,já que temos outras duas,gostamos,coisa e tal...
Pois então,Bibi acabou com minha trepadeira,destruiu duas cambucas de comida(picou em mil pedaços!),deixou suas digitais na lateral da casa(tadinha,precisava afiar as unhas!)...e só está aqui há 4 dias!
Chegará dezembro e não chegará domingo pra ela ir embora...rs
Amanhã,vou perguntar pra ela..."Bibi,tu só fazes bagunça,limpar que é bom,nada,né?"
Vamos ver se ela se toca,deita e dorme o dia todo...ou se faz birra e destrói o resto da casa...rs
.
Ó,eu vim...tô mais feliz,olha aqui meu sorriso...rs
Deixo beijos,tá?
Muuuitos!!
.
.

Lu disse...

Amandica, é claro que nos acham esquisitos também...rss
São culturas que se misturam, idiomas e tradições familiares...
Mas confesso pra você, me sinto num teatro ao ar livre e me divirto muito! rsss

Beijos, menina linda!

%%%%%%%======%%%%%%%%%%=====%%%%%%%

Ahhhhhhhhhhh.... Lembro mami Betin@..kkkkkkkkkk
"Mas meus cabelos quanta diferença!" ( ela tinha uma voz enjoada , né?) kkkkkkkkkkkkk

Beijos, málinda!


%%%%%%%%======%%%%%%%%%====%%%%%%%%

De nada Jenny!
Bem vinda ao mundo blogueiro!
Beijos!

Lu disse...

Pois comadre Milly, também acho que a dita sossegou pq está enamorada. Nem carece de muito questionamento, né? rsss

Estas de inquilina? affff mariaaaaaaaa...imagino o estrago!

ó...se te serve de consolo, a minha gata (angorá) está no cio faz mais ou menos uns 15 dias. Ninguém dorme, e eu já estou a ponto de me arrancar os cabelos...kkkkkkkkkkk
Dizem, que dura uns 10 dias o cio, mas isso já passou de 10 dias. Acho que por ser bicho do mato...pelamor...rsss
Meu filho deu um banho, numa noite dessas, ( pensando que ia apagar o fogo da doida), pensa que adiantou? saiu miando igual.


Mais que notícia boa!!! Se bem que eu achava que assim seria...rss
Obrigada, por dar notícias e pela visita!

Dois balaios de beijos!
Vai junto umas flores, e umas abóbra e umas batatas...kkkkkkkkk

Dil Santos disse...

kk
Ai Lu, eu vivo inspirado, até dormindo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Estou melhor, descobri que possuo 2 cálculos renais no rim esquerdo semana passada.

Bjo Lu
:)

Oliver Pickwick disse...

Me lembrou aquela velha canção:

“não sei se
meu vizinho quer ou não
me enlouquecer
com seu piano alemão”

Essa foi uma das suas histórias reais mais divertidas. Aposto que é uma excelente vizinha.
Um beijo!

Amanda disse...

Lucica...tem selinho pra vc!!!!!!!!!!!

Lu disse...

Céus Dil!
Deves ter dores constante, imagino eu. Mas ó... vai dar tudo certo, essa pedreira vai sumir!

Beijos, menino inspirado! rsss


%%%%%%%======%%%%%%%%=======%%%%%%

Caro Oliver, obrigada pela visita. Vindo de você a aprovação dos meus escritos, sempre recebo como elogio.
Beijos meu querido!

P.S.: Ela não tem um piano alemão, mas quando chega os parentes, começam falar alemão que dá gosto! Imagine uma família inteira falando alemão debaixo da sua janela, em pleno domingo de manhã...rss Ach! Main gothhhhhhh... Tas is un scheis!!!

Lu disse...

Obrigada Amandicaaaaaaaa!!!!

Vivi Rosada disse...

achei divertido...rsss
e agora um pensamento me veio a cabeça, tive vizinhos doidos, poucos confesso, mas e qdo eu tinha por volta dos 12 anos e dava aula no muro do vizinho e falava ou gritava sozinha, ja era aspirante a ser uma vizinha maluca, creio q pensavam meus vizinhos...rsss
beijo vi
ps: vou te seguir ta?

Lu disse...

Vivi!
Ah,acho que olhando mais de perto, ninguém é normal...kkkkkkkkkkk

Pode seguir. Mas não és detetive, né? rsss

Obrigada pela visita.
Volte sempre!
Beijos!